中文 Portuguese English

1ª leitura (Is 56,1.6-7): Eis o que diz o Senhor: «Observai o direito e praticai a justiça, porque a minha salvação está a chegar e a minha vitória está prestes a acontecer. Quanto aos estrangeiros que se convertem ao Senhor e respeitosamente O servem e amam, que guardam o sábado e que sejam fiéis à minha aliança, conduzi-los-ei ao meu santo monte e cumulá-los-ei de alegria na minha casa de oração. Os seus holocaustos e sacrifícios sobre o meu altar ser-me-ão agradáveis, porque o meu templo chamar-se-á casa de oração para todos os povos».

 

2ª leitura (Rm 11,13-15.29-32): Agora, vou dizer-vos, a vós, gentios, o seguinte: «Enquanto apóstolo dos gentios que sou, tenho muito orgulho no meu ministério. Talvez com isto provoque algum ciúme nos que são da minha carne e assim salve alguns deles. Se a sua rejeição contribuiu para a reconciliação da humanidade, o que irá acontecer aquando da sua readmissão senão uma passagem da morte à vida? (A verdade é que) os dons e a chamada de Deus são irrevogáveis. Assim como vós, outrora, desobedecestes a Deus, agora alcançastes misericórdia graças à desobediência deles (judeus). Sendo assim, se eles desobedecem agora, isso é para vós poderdes alcançar a misericórdia, para que também eles venham a alcançar misericórdia. Deus permitiu que todos fossem prisioneiros da desobediência, para com todos poder usar de misericórdia».

Evangelho (Mt 15,21-28): Jesus deixou aquele lugar e retirou-se para o território contíguo a Tiro e Sidónia. Apareceu então uma cananeia, que vivia naquela região e que começou a gritar: «Senhor, Filho de David, tem compaixão de mim! A minha filha é cruelmente atormentada por um demónio». Mas Ele nem sequer lhe respondeu. Então os discípulos aproximaram-se dele e insistiram: «Atende-a! Vê como ela nos importuna com os seus gritos!». Jesus replicou: «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel». Nisto, a mulher veio prostrar-se aos seus pés e disse: «Ajuda-me, Senhor». Ele respondeu: «Não é justo tirar o pão dos filhos para o lançar aos cachorros!». Retorquiu ela: «É verdade, Senhor, mas até os cachorros comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos». Então Jesus respondeu-lhe: «Mulher, como é grande a tua fé! Faça-se como desejas». E, nesse mesmo momento, a sua filha ficou curada.

澳門家辣堂街十三號地下 Rua de Santa Clara, No.13, Macau TEL: +853 2832 3209 Fax: +853 2832 2976 P.O.Box: 3010 Email: info@peacemacau.org