中文 Portuguese English

1ª leitura (Jr 20,7-9):

Seduziste-me, Senhor, e eu deixei-me seduzir! Tu és mais forte do que eu e venceste. Sou objecto de contínuo escárnio e todos se riem de mim. Sempre que tenho que falar é para dizer: «Violência! Opressão!». Senhor, sou continuamente ridicularizado e escarnecido por causa da tua palavra. Mas, quando penso para comigo: «Vou esquecê-lo! Não falarei mais em seu nome!», a tua mensagem é como um fogo devorador no meu coração, bem lá dentro dos meus ossos. Eu bem me esforço por contê-lo, mas não posso.

 

2ª leitura (Rm 12,1-2):

Pela misericórdia de Deus, exorto-vos, irmãos, a que vos ofereçais como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. É este o vosso verdadeiro culto: o espiritual. Não vos conformeis com a mentalidade deste mundo, mas, ao contrário, deixai que Deus vos transforme, renovando a vossa mentalidade. Então podereis discernir a vontade de Deus: o que é bom e lhe é agradável é perfeito.

 

Evangelho (Mt 16,21-27):

Jesus começou a fazer ver aos seus discípulos que tinha que ir a Jerusalém e sofrer muito, por parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos doutores da Lei; e que tinha que ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar. Então, tomando Jesus de parte, Pedro começou a repreendê-lo dizendo: «Deus te livre, Senhor! Isso nunca te há-de acontecer!». Mas Ele, voltando-se, disse a Pedro: «Afasta-te de mim, Satanás! Tu és para mim um obstáculo, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens!». Jesus disse então assim aos discípulos: «Quem quiser ser dos meus, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la. Mas quem a perder por minha causa, encontrá-la-á. Ganhará alguma coisa quem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? não há nada que ele possa dar para ganhar a sua vida? O Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, para então retribuir a cada um conforme as suas acções.

澳門家辣堂街十三號地下 Rua de Santa Clara, No.13, Macau TEL: +853 2832 3209 Fax: +853 2832 2976 P.O.Box: 3010 Email: info@peacemacau.org