中文 Portuguese English

1ª leitura (Sb 6,12-16): A sabedoria é radiosa e indefectível. Deixa-se contemplar facilmente por aqueles que a amam e deixa-se encontrar por aqueles que a buscam. Melhor ainda, para se dar a conhecer, antecipa-se aos que a desejam. Quem se levanta cedo por causa dela não se cansará, porque a encontrará à sua porta. Meditar nela é perfeição consumada e quem vigia por causa dela depressa se verá livre de inquietações. Ela própria vai à procura dos que são dignos aparecendo-lhe bem disposta pelo caminhos e indo ao encontro deles com benevolência.

 

2ª leitura (1Tes 4,13-18): Irmãos, não quero que fiqueis na ignorância em relação aos que faleceram, para não andardes tristes como os que não tem esperança. Se acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, acreditamos também que Deus reunirá com Jesus os que nele adormeceram. Eis o que vos ensino com base na palavra do Senhor: os que estivermos vivos, mesmo aquando da vinda do Senhor, não precederemos os que faleceram. O próprio Senhor, à ordem dada, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, descerá do Céu. E os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, os vivos, os que tivermos ficado (até à vinda do Senhor), seremos arrebatados e reunidos a eles sobre as nuvens, para irmos ao encontro do Senhor nos ares. E, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Confortai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.

 

Evangelho (Mt 25,1-13): O Reino do Céu é semelhante a dez virgens que, com as suas candeias na mão, foram ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas e cinco prudentes. Então as insensatas, ao pegarem nas suas candeias, não levaram azeite consigo, ao passo que as prudentes levaram azeite em almotolias para as suas lâmpadas. Ora, como o noivo demorava, começaram a cabecear e acabaram por adormecer. Mas, a meio da noite, ouviu-se o grito: «Aí vem o noivo! Ide ao seu encontro!». Então todas aquelas virgens despertaram e aprontaram as candeias. E as insensatas disseram às prudentes: «Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas candeias estão a apagar-se». Ao que as prudentes responderam: «Não, para que não aconteça que não chegue para nós nem para vós. Ide, antes, aos vendedores e comprai-o». Ora, enquanto elas foram comprá-lo, chegou o noivo. As que estavam prontas entraram com ele para a festa de das núpcias. E fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as outras e começaram a gritar: «Senhor, abre-nos a porta». Mas ele respondeu: «Em verdade vos digo: "Não vos conheço”». Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.

 

 

澳門家辣堂街十三號地下 Rua de Santa Clara, No.13, Macau TEL: +853 2832 3209 Fax: +853 2832 2976 P.O.Box: 3010 Email: info@peacemacau.org