中文 Portuguese English

1ª leitura (Is 40,1-5. 9-11): Consolai, consolai o meu povo! É Deus quem o diz. Encorajai Jerusalém e dizei-lhe que terminou a sua servidão e que os pecados lhe foram perdoados, pois já recebeu da mão do Senhor o dobro do castigo que merecia. Uma voz grita: «Preparai no deserto o caminho para o Senhor, aplanai na estepe uma estrada para o nosso Deus. Todo o vale seja preenchido e todas as colinas e montanhas sejam abaixadas, todos os cumes sejam aplanados e todos os terrenos escarpados sejam nivelados»... Levanta a voz sem receio e proclama a boa nova às cidades de Judá: «Eis o vosso Deus! O Senhor Deus vem com a força do seu braço poderoso. Olhai, Ele vem com o preço da sua vitória e com a recompensa antecipada...».

 

 

2ª leitura (2Pe 3,8-14): Caríssimos, não deveis esquecer-vos duma coisa: um dia para o Senhor é como mil anos; e mil anos são como um só dia. Não é o Senhor que tarda a cumprir a sua promessa, como alguns pensam. Ao contrário, Ele usa de paciência para convosco, pois não quer que ninguém pereça, mas que todos tenham modo de se converter. O dia do Senhor será como a chegada dum ladrão. Nesse dia, os céus desaparecerão com fragor, os elementos do mundo dissolver-se-ão em fogo e a terra e as obras que nela houver desvanecer-se-ão... Mas nós esperamos pelo que Deus nos prometeu: novos céus e nova terra, onde habite a justiça. Portanto, caríssimos, enquanto esperais por estes acontecimentos, esmerai-vos para que Ele vos encontre imaculados, irrepreensíveis e em paz.

 

Evangelho (Mc 1,1-8): Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Ele começou conforme está escrito no profeta Isaías: «Eis que envio à tua frente o meu mensageiro para preparar o teu caminho. Uma voz clama no deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”». João apareceu, pois, no deserto a pregar e a baptizar dizendo às pessoas: «Arrependei-vos dos vossos pecados e baptizai-vos e Deus perdoar-vos-á». Muita gente saía ao seu encontro da província da Judeia e da cidade de Jerusalém. Confessavam os seus pecados e eram baptizados por ele no rio Jordão... Ele anunciava ao povo: «Quem vai chegar depois de mim é muito mais forte do que eu. Diante dele, não sou digno de me inclinar para lhe desatar as correias das sandálias. Eu tenho-vos baptizado em água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo».

澳門家辣堂街十三號地下 Rua de Santa Clara, No.13, Macau TEL: +853 2832 3209 Fax: +853 2832 2976 P.O.Box: 3010 Email: info@peacemacau.org