中文 Portuguese English

1ª leitura (Ml 1,14b-2,2b.8-10): Eu sou um grande rei, diz o Senhor, e o meu nome é temível entre as nações. Pois bem, agora é para vós esta ordem, sacerdotes: «Se não me ouvirdes, se não tomardes a peito engrandecer o meu nome, diz o Senhor do universo, lançarei contra vós a maldição e mudarei as vossas bênçãos em maldição. (Sacerdotes), vós desviastes-vos do caminho recto, ao fazerdes tropeçar um grande número de pessoas com o vosso ensinamento. Quebrastes a aliança de Levi, diz o Senhor do universo. Por não terdes guardado os meus mandamentos e por terdes feito acepção de pessoas perante a lei, Eu tornei-vos desprezíveis e abjectos aos olhos de todo o povo».

 

2ª leitura (1Tes 2,7b-9.13): Nós fomos afectuosos entre vós, como uma mãe que acaricia e nutre os seus filhos. A afeição que sentíamos por vós era tanta que de bom grado teríamos partilhado convosco não só o Evangelho de Deus mas até a própria vida, de tão caros que nos éreis. Irmãos, certamente vos recordais do nosso esforço e das nossas canseiras! Trabalhámos dia e noite para não sermos de peso a nenhum de vós, quando vos anunciávamos o Evangelho de Deus. E há mais um motivo por que damos contínuas graças a Deus: é que, quando vos pregámos a Boa Nova, vós acolheste-la não como palavra humana, mas como ela é realmente. Esta é a palavra de Deus que actua em vós que acreditais.

 

Evangelho (Mt 23,1-12): Jesus falou assim à multidão e aos seus discípulos: «Os doutores da Lei e os fariseus instalaram-se na cátedra de Moisés (são os intérpretes autorizados da Lei de Moisés). Fazei, pois, e observai tudo o que eles disserem, mas não imiteis as suas obras, pois eles dizem e não fazem. Atam e põem aos ombros dos outros fardos pesados e insuportáveis, mas eles nem com um dedo querem ajudar a levá-los. Tudo o que eles fazem é com o fim de se tornarem notados pelas pessoas: alargam as filactérias e alongam as orlas dos seus mantos; gostam de ocupar o lugar de honra nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas; gostam das saudações nas praças públicas e que as pessoas os tratem por 'Mestres'. Pois bem, vós não vos deixeis tratar por 'Mestre', porque o vosso Mestre é um só e vós sois todos irmãos. E não chameis 'pai' a ninguém nesta terra, porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem deixeis que vos tratem por 'doutores', porque o vosso único 'Doutor' é o Messias. O maior de vós seja o vosso servo, porque quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».

 

澳門家辣堂街十三號地下 Rua de Santa Clara, No.13, Macau TEL: +853 2832 3209 Fax: +853 2832 2976 P.O.Box: 3010 Email: info@peacemacau.org